sábado, 9 de julho de 2011

" Você pode treinar por muito, muito tempo, mas se você apenas move os pés e as mãos e pula pra lá e pra como um fantoche, aprender karatê não será algo muito diferente de aprender a dançar. Você nunca terá atingido o coração da arte; não terá conseguido captar a quintessência do karate-do."
Gichin Funakoshi

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Karate: saúde física e mental

O karate é uma arte marcial que tem o objetivo de educar o corpo e o comportamento mental do praticante proporcionando um sistema de equilíbrio entre coordenação motora (corpo) e sentimental (mente). A filosofia do karate prega a não violência e ensina que é necessária responsabilidade para o uso das técnicas aprendidas. O karate é responsável pelo desenvolvimento físico e psicológico do praticante.
O praticante recebe inúmeros benefícios como a alto-confiança e sensação de bem estar, pois o exercício físico ajuda no combate ao stress e ao sedentarismo que são alguns fatores que prejudicam a saúde humana. Também trabalha na educação do corpo fazendo com que o organismo funcione melhor aumentando as correntes de oxigênio nas veias fazendo com que o sangue corra perfeitamente pelos canais arteriais e limpando as vias respiratórias melhorando também a respiração; O cérebro funciona melhor, pois há progresso na coordenação motora.
De acordo com Pedro Bastos, personal trainer e instrutor de musculação e cardiofitness, os benefícios físicos podem ser listados:
1. Melhoria da função cardiovascular e respiratória
2. Redução dos fatores de risco para doença das artérias coronárias
3. Diminuição de incidentes mortais provocados por doença cardiovascular
4. Diminuição da incidência de doença das artérias coronárias, cancro do cólon e diabetes tipo II
5. Diminuição da massa gorda e manutenção ou aumento da massa muscular
6. Aumento da massa óssea e/ou prevenção da sua perda (prevenção da osteoporose)
7. Aumento da força muscular
8. Aumento da resistência de tendões e ligamentos
9. Aumento do metabolismo em repouso
10. Melhoria da função imunitária
11. Atraso de certos processos do envelhecimento
12. Aumento da sensação de bem-estar e da auto-estima
13. Melhoria dos estados de depressão e ansiedade

Na parte filosófica os conceitos do DOJO-KUN (Normas do Karate) deixam claro que o praticante deve seguir um caminho que conduza à ética e a moral, levando consigo conceitos que farão parte da sua vida social e não apenas na prática do karate-do.
DOJO-KUN
ESFORÇAR-ME PARA A FORMAÇÃO DO CARÁTER
FIDELIDADE PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO
CRIAR INTUITO DE ESFORÇO
RESPEITO ACIMA DE TUDO
CONTER O ESPIRITO DE AGREÇÃO
Ao mencionar esse pequeno embasamento, podemos concluir que a prática dessa arte marcial é, acima de tudo, benéfica e educativa, pois seus valores incentivam a prática do indivíduo no seu meio social.

Athus Bastos Brandão Fx Rocha 

terça-feira, 5 de julho de 2011

Qual a arte marcial mais efeciente?

Essa é uma dúvida que rola na cabeça de várias pessoas quando pretendem escolher alguma arte marcial, porém é sempre encaminhada a vários destinos diferentes. Não existe se quer uma arte marcial melhor que a outra, mas sim atletas esforçados que se empenham em treinos arduos o que os fazem serem reconhecidos por ótimos lutadores e acabam levando o nome da sua arte marcial. Tanto um karateca como um lutador de mma tem a mesma probabilidade de vitória, porém vence aquele que mais se empenha em seu treino.


segunda-feira, 4 de julho de 2011

EVOLUÇÃO DO KARATE

De acordo com a Federação Cearense de Karate

EVOLUÇÃO DO KARATE
O KARATE surgiu da vontade de unir saúde física e mental, assim como da necessidade de defender seu próprio corpo, visto que naquela época as armas eram proibidas.
A literatura e os meios de informações a respeito do karate , são muito escassos, em razão de ter sido uma arte militar ensinada de professor para aluno em circulo fechado. Algumas regiões reclamam sua paternidade como a Índia pela influencia do budismo de Daruma, a China pelos intercâmbios comerciais e diplomáticos entre Okinawa e a dinastia Ming na China, e o Japão por ter popularizado esta arte. No entanto, passaremos a relatar uma série de acontecimentos que poderá melhor situar o surgimento do karate, ou ao menos, mostrar as influencias de cada região, para se entender o porque de cada técnica a ser priorizada por um determinado estilo desta bela arte. 
Primeiramente, da Índia veio um monge budista, Bodhidharma (em japonês conhecido como Daruma), que tinha como principal objetivo pregar o verdadeiro budismo que, na sua visão, vinha sendo pregado erroneamente. Na China, Daruma encontrou-se com o imperador Wu, o qual discordava de Daruma em um dos princípios fundamentais do budismo. Wu pregava que o paraíso somente era alcançado pós-morte, enquanto que para Daruma o paraíso se alcança quando se tem um alto controle de seus impulsos, unindo corpo, mente e espírito em prol de praticar o bem. Esta divergência ocasionou a expulsão de Daruma do império de Wu. Partiu então para o norte da China chegando ao templo de SHAOLIN, em sua bagagem havia livros sobre Artes Militares que contribuíram para a formação da luta SHAO-LIN-SSU, método que deu origem as mais diversas artes. SHAO-LIN-SSU mais tarde conhecido como KEMPÔ chegou ao arquipélago de RYU-KYU (nome dados pelos chineses as ilhas) com algumas mudanças do KEMPÔ SHAO-LIN-SSU original. 
O KARATE NA ILHA
Sua chegada a ilha é conhecida de duas formas : 
A primeira é que Shungo Sakugawa da cidade de Shuri, viajou para a China para trazer o Kempô a sua terra. Sakugawa, que nasceu em 05 de março de 1733, obteve grande parte de sua formação com o monge Peichin Takahara, que vivia em uma aldeia conhecida por Akata, e também com um mestre chinês chamado Kwan Shang Fu que morava próximo a Naha. (do seu nome os okinawenses derivaram o nome Ko Sho Kun ou Kushanku - nome de um Kata -). Após cerca de cinco anos de treinamentos o mestre Kwan Shang Fu voltou para a china onde faleceu em 1790. Sakugawa teve sua arte chamada pelos japoneses de "Karate Sakugawa" ou "Busho Sakugawa". Entre seus discípulos, alguns se destacaram como; Sakiyama, Gusukuma, Okuda apelidado como "mão de ferro" pela força do seu golpe de punho, Makabe chamado "homem pássaro" pela sua extrema agilidade nas técnicas de saltos e de esquivas. Outro grande destaque foi Matsumuto que dominava de maneira geral todos os fundamentos da arte To - De, a quem o mestre Sakugawa passou antes de morrer o "Menkyo Kaiden" que significa "já dei tudo" como certificado de sucessor oficial, Sakugawa faleceu em 17 de agosto de 1815. Mas daí surgiram varias ramificações. 
A segunda forma, é que guerreiros que acompanhavam um mensageiro da corte chinesa, tenham ensinado o Kempô ao povo de Shuri. Aconteceu que nas ilhas de Ryu Kyu juntaram técnicas de Kempo trazidas da China com as suas técnicas individuais e deram o nome de Okinawa - te. Sendo na cidade de Shuri, conhecida como Shuri - te e na cidade de Naha por Naha - te, quando a ilha de Okinawa ainda pertencia ao domínio da China. Depois as técnicas chegaram ao Japão onde consegui seu apogeu. Conclui-se então que as duas formas de como contam que a arte chegou as ilhas, assemelha-se no aspecto geral, divergindo entre(escreva dois pontos) a precisão de algumas informações numa e a falta de detalhes na outra forma. 
"Ryu Kyu" é a denominação do arquipélago que vai desde o promontório de Kagoshima - extremo sul do Japão - até a formosa ilha de Taiwan, onde se localiza Okinawa (Oki = oceano ou grande , nawa = cadeia, corrente ou corda), com cerca de 100 quilômetros de comprimento e uma largura que varia de 30 a 4 quilômetros de onde se pode ver o mar da China a oeste e o Oceano Pacifico a leste. Seu aspecto é de uma corda nodosa e flutuante. É uma ilha que pertenceu a China e depois foi dominada pelo Japão. Fica eqüidistante da China ao leste e do Japão ao sul, possui cerca de 1500 quilômetros quadrados. A principio teve forte influencia da China mas durante os séculos XI e XII, guerreiros japoneses fugindo das guerras civis do Japão, levaram para a ilha suas habilidades de combate. Devido a ilha ficar geograficamente bem posicionada, em relação às atividades que na região se desenvolviam, os portos recebiam povos do Japão, China, Coréia, Tailândia, Malásia e Indonésia, proporcionado assim um encontro de cultura e arte marciais.
Okinawa estava dividida entre os clãs rivais que se enfrentavam constantemente . Daí, pouco se sabe sobre a ilha até o século XIII. Surge entao Shunten ou (Sonton) - senhor de Uraso e, provavelmente, o primeiro rei de Okinawa. Durante o século XIV foram estabelecidas relações comerciais com a China, a Coréia, o Japão, Java e Sumatra. É conhecido que em 1372, o rei de Okinawaefetuar pagamento de tributos. Em 1429 a ilha foi unificada pela primeira vez, foi o rei Sho Hashu quem reuniu as velhas províncias de Chuzan, Hokuzan e Nanzan. Foi nesta época que as grandes aldeias Naha e Shuri tornaram-se cidades comercialmente prósperas. 
Antigos documentos mencionam que a China da Dinastia Ming enviou para a ilha 36 (trinta e seis) famílias e sem dúvida entre esses chineses, alguém dominava as técnicas do Box Chinês. São os primeiros vestígios do Shaolin. 
Durante o século XV por volta de (1421 - 1439) o rei Sho Hashi ou o rei Sho Shin (1477 - 1526) - que a história não dar uma certeza, promulgou um édito imperial que proibia o uso, o porte ou a conservação de armas de qualquer natureza, então os governantes da ilha confiscarão espadas e armas semelhantes e proibiram seu treinamento. Foi a partir de então que, levados pelo instinto natural de sobrevivência, as artes marciais de Okinawa passaram a enfatizar primeiramente o combate de mãos vazias, que deu origem ao atual Karate ou com armas improvisadas que deu origem ao Kobudo - sai, bo, nunchaku, kama, tonfa, chimbe, tekko... .
Já que havia a proibição do uso de armas, e devido a gravidade às vezes mortal que motivava os treinamentos, a prática do Karate era feita em absoluto segredo. 
No inicio do século XVII, no Japão houve uma das mais terrível guerra civil onde o clã vencedor foi dos Togukawa e o vencido foi o clã dos Satsuma. Os Satsuma dirigidos pela família Shimazu, derrotados porem não destruídos foram enviados para as ilhas Ryu Kyu em 5 de abril de 1609, maneira astuciosa de livrar-se do inimigo e ao mesmo tempo estabelecer um controle japonês sobre a ilha que até então era domínio chinês. Okinawa na época com meio milhão de habitantes recebeu uma frota de 3 mil guerreiros. Os okinawenses ficaram sob o jugo dos invasores até que em 1879, quando a ilha se tornou território japonês incorporado ao Império de Mutsu-Hito. Logo após a ocupação, surgiram as primeiras ordens de Ichisa Shimazu, a principal foi reforçar as disposições antigas, ficava proibido pela segunda vez, a posse de todo tipo de arma e qualquer praticam de caráter marcial. Já que os invasores haviam confiscado todos os objetos e utensílios de ferro e desativaram as fundições. Assim veio a influencia dos samurais, que praticando seus exercícios como forma de arte marcial ou defesa pessoal, através dos quais desenvolveram a disciplina, a paz, a moral e o civismo para impor a ordem a sua nação. Nesta ocasião , a maior influencia veio dos estilos do templo Shaolin Chinês. Devido ao conflito sino nipônico, o povo japonês não aceitava qualquer palavra que representasse a cultura chinesa. Funakoshi mudou os símbolos de (KARA) que significava TANG referindo a dinastia TANG da china e deu a atual acepção da palavra(KARA) Vazia (TE) Mãos, (KARATE) Mãos Vazias que veio do conceito ZEN. Funakoshi escolheu o citado sentido pelo seu significado na filosofia budista, pois para ele o Karate, além de arte marcial era também uma maneira de construir o caráter, já a palavra DÔ acrescentada à palavra KARATE significa "Caminho, vereda espiritual e filosófica" daí KARATE - DO ser "O CAMINHO DAS MÃOS VAZIAS". Instrutores como Funakoshi e Yamaguchi promoveram o karate junto às universidades onde esta arte obteve novo status .
Em 1914 e 1915 mestre como Mabuni, Motuso, Kyan, Ogusuku, Gusukuma, Tokumura, Ishikawa, Yabiku e Funakoshi revezaram-se em demonstrações na ilha, época em que houve um entendimento mais cordial entre os três estilos. 
Na Buto Kukai (organização japonesa de administração das artes marciais) o karate foi aceito como arte recém criada.
Da China e especialmente das escolas de Kung Fu, o karate herdou muitos ensinamentos, basta se ver onde grandes mestres faziam seus estudos de aprofundamento, em todos os setores desta arte encontraremos vestígios, muito embora com o processo de evolução da arte, alguns traços chineses foram sumindo.
O surgimento do “gi” (uniforme), uma variedade de faixas e o símbolo da mão da Dinastia Tang, são uma demonstração da gratidão às formas da arte chinesa. 
O karate em principio usou o sistema de graduação Kyu-dan do Judô, assim como o kimono branco.
No final do século XVIII e inicio do século XIX foi a época de eclosão do karate de Okinawa, três grandes estilos surgiram trazendo tanto seus experts e seguidores como seus detratores. Shuri - te, Naha - te , Tomari - te foram os estilos iniciais de onde mais tarde derivaram - se tantos outros, com o aperfeiçoamento das técnicas pelos mestres. Desta época até nossos dias, o Karate tem sido submetido a pesquisas de métodos científicos com o propósito de melhorar as técnicas criando métodos de treinamentos sistemáticos, sem perder a filosofia e a essência da arte original

Dojo kun - Normas do Karate-do

O dojo-kun é o lema ou norma do karate, é um conjunto de normas que visa moldar o pensamento ético e moral do praticante atuando sobre seu comportamento. Veremos que todas as normas iniciam-se por "HITOTSU" (primeiro) para que essas possam ser entendidas com mesma importância, ou seja, nenhuma está acima da outra, todas tem mesma importância.


DOJO - KUN

HITOTSU - JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURO KOTO
Primeiro - Esforçar-se para a formação do caráter

HITOTSU - MAKOTO NO MICHI WO MAMORU KOTO
Primeiro - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão

HITOTSU - DORYU NO SEISHIN O YASHINAKU
Criar intuito de esforço

HITOTSU - RWIGI O OMONZURU KOTO
Respeitar acima de tudo

HITOTSU - KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO
Conter o espírito de agressão



domingo, 3 de julho de 2011

Nome das Faixas em japonês - sobre as faixas

FAIXA BRANCA: SHIRO OBI


FAIXA AMARELA: KIIRO OBI


FAIXA VERMELHA: AKA OBI


FAIXA LARANJA: DAIDAIIRO OBI


FAIXA VERDE: MIDORI OBI


FAIXA ROXA: MURASAKI OBI


FAIXA MARROM: CHAIRO OBI


FAIXA PRETA: KURO OBI


Mais informações sobre as faixas e seus significados perquisar no blog: http://karatedoshotokanbrasil.blogspot.com/2009/01/sobre-as-faixas-do-karate-shotokan.html

Graduação de Faixas - Shotokan

Os praticantes de karate recebem sua graduação, simbolicamente, através de faixas inicialmente coloridas até chegar a preta. Essas faixas não servem apenas para segurar o kimono (uniforme do karate), pois cada uma delas contém um significado diferente e é dever do seu proprietário zelar  não só pela faixa em si, mas também pelo simbolismo que ela trás. Vejamos a seguir, ordenadamente, as cores e os significados das faixas na graduação SHOTOKAN:


BRANCA ( 7º KYU) : IGENUIDADE E PUREZA.
AMARELA ( 6º KYU): DESCOBERTA, REALISMO.
VERMELHA (5ºKYU): ENERGIA, VIGOR.
LARANJA (4°KYU): ILUSÃO, AMOR.
VERDE (3°KYU): FÉ, ESPERANÇA.
ROXA (2°KYU): ESPIRITUALIDADE, PERSEVERANÇA.
MARROM (1°KYU): INICIAÇÃO, CONHECIMENTO.
PRETA (1° A 2° DAN): DIPLOMADO
PRETA (3°, 4° A 5° DAN): MESTRE
PRETA ( 6°, 7°, 8° A 9° DAN): PERITO EM ARTES MARCIAIS
PRETA 10° DAN: PERFEIÇÃO DA MENTE E CORPO


As faixas coloridas ( de branca a marrom) recebem o nome de KYU para indicar sua graduação que ocorre de forma decrescente para mostrar ao praticante que só será capaz de ser um verdadeiro aprendiz a partir da faixa preta (último grau do karate) que, por sua vez, recebe sua graduação em DAN que vai em ordem crescente para indicar que o individuo está subindo os degraus mais amplos do verdadeiro conhecimento das artes marciais.

sábado, 2 de julho de 2011

Kata - a luta imaginária letal

A palavra KATA significa "forma" ou, etimologicamente falando, "luta imaginária contra vários adversários" por tratar-se de exercícios formais(diferente do kumite que é a luta propriamente dita) onde são utilizados bases e golpes pré-determinados. Esse tipo de luta tem o objetivo de proporcionar ao praticante a desenvolver seu estado físico e psicológico, pois além da força utilizada para a execução das formas/golpes este desenvolve a coordenação motora do individuo que segue corretamente o Enbuzen(mapeamento ou mapa do kata), além de desenvolver a criatividade do individuo no Bunkai(aplicação do kata). Atualmente, no SHOTOKAN, são utilizados 26 katas contado com 5 katas básicos, HEIANs (paz e tranquilidade).


Os katas podem ser utilizados em combate real se forem adequadamente treinados com paciência e dedicação, pois os golpes do karate em geral são definidos por Todome-waza, ou seja, golpes definitivos que destroem o poder ofensivo do oponente. 

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Kumite - Luta propriamente dita

O karate ensina de forma ordinária seu modo de combate para que o praticante, desde sedo, aprenda a ter alto-controle sobre seus golpes criando assim um sistema motor capaz de responder a qualquer situação. Podemos dizer que existem três tipos de kumite: "yakusoko kumite" ( gohon kumite, sanbon kumite, ippon kumite, jyu ippon kumite) de golpes avisados, shiai kumite (luta de competição), jyu kumite (combate livre).
Esses graus são ensinados a fim de proporcionar ao praticante melhor desenvolvimento mental e corporal.

                                           exemplo de jyu kumite, porém no estilo Kyokushin

                                    Shiai Kumite, luta de competição. OBS: assistir vídeo completo.

                                               Exemplo de Yakusoko Kumite: gohon kumite.

O que é Karate?

A palavra Karate-do tem seu significado etimológico de "Caminho das mão vazias" ( KARA = vazio TE = mão DO = caminho). O KARATE surgiu da vontade de unir saúde física e mental, assim como da necessidade de defender seu próprio corpo, visto que naquela época as armas eram proibidas. Essa bela arte marcial que se utiliza apenas de "armas corporais" é, antes de tudo, uma arte marcial que visa o aperfeiçoamento do caráter de seu praticante.
A busca pelo caminho da perfeição que faz com que o praticante domine todos os movimentos do corpo utilizando todo potencial e capacidade no alcance do equilíbrio físico e mental, além de produzir alto-confiança.
O karate é uma das artes marciais mais ricas e completas em seu desenvolvimento, pois garante ao praticante a tranquilidade e coordenação motora do mesmo.


 

"A prática do karate-do proporciona o equilibrio físico e mental, indispensável para adultos e crianças, homens e mulheres que procuram uma forma de educação para o corpo e para a mente."
GUIMARÃES, Marcos Antônio Teixeira; GUIMARÃES, Fernando Antônio Teixeira,
O Caminho das mãos vazias - Karate-do
2ª Edição, pág13.